Economia

 

economia_do_mexico

 

A economia Mexicana teve o seu grande epogeu, derivado da Nacionalização do petróleo (1938), à grande estabilidade politica, e aos investimentos externos, que vinham, em grande  parte dos Estados Unidos da América, quando o México tentava ganhar capacidade financeira e tecnológica. Apesar das mudanças a nível industrial ( 1940), a economia está, de certa forma dependente do sector agro-pecuário.

Os produtos mais cultivados são: o milho (alimentação principal do país), feijão, trigo, arroz, cana-de-açucar, café e algodão.

O México é considerado um país mineiro, mesmo antes da sua real conquista, e constitui um dos primeiros produtores de prata do mundo.

Podemos caracteriza-lo também como sendo um país “rico”, principalmente na sua diversidade de produtos próprios e o que é exportado. (Para compreensão do sistema de exportação do México: http://www.global21.com.br/guiadoexportador/mexico.asp)

Ao longo da sua extensão, as indústrias encontram-se apenas na zona central do país.

Nesta linha, os maiores parceiros de comércio do México são os Estados Unidos da América, a Alemanha, o Canadá e o Japão.  

Mexico_peso

Actualmente o custo de vida no México não é muito alto. O salário mínimo não é proporcional ás despesas do país. Ou seja, existem produtos muito caros, para consumidores com baixo salário. 

Neste momento o país depara-se com uma crise, devido não só ao surto de gripe que afectou milhares de pessoas, como também ao negócio do  turismo, que não está a correr pelo melhor.

Para mais informações acerca desta matéria, consultar: http://www.dbcfm.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5565&Itemid=33

 Relativamente ao diz respeito à educação, num jornal sobre a economia do México vem a notícia que no próximo dia 16 de Junho, irá ser realizada a apresentação de um estudo, sobre as condições que afectam os professores nas escolas.

Vale a pena consultar mais informação em “ElFinanciero” (jornal): http://www.elfinanciero.com.mx/ElFinanciero/Portal/cfpages/contentmgr.cfm?docId=195485&docTipo=1&orderby=docid&sortby=ASC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: