Ensino não superior

Educação Pré-escolar

Esta fase da vida das crianças é muito importante, pois é a partir daqui que a criança ganha  e aprende a construir outras competências para o seu desenvolvimento ao longo de toda a sua vida. O pré-escolar irá desenvolver na criança estados fisicos, intelectuais, afectivos, morais, artisticos, sociais e familiares da criança. Tudo isto será para que estas desenvolvam a sua autonomia e identidade pessoal, que aprendam a viver em conjunto, proporcionando-lhes trabalho cooperativo com outros alunos e até mesmo adultos.

A educação pré-escolar inicia-se aos quatro anos, e tem duração de dois anos.

Reconhecendo a diversidade linguistica, cultural, social e étnica que caracteriza o país, assim como também as caracteristicas individuais de cada criança, durante a sua passagem pelo ensino pré-escolar em qualquer modalidade – geral, indigena, ou comunitária- espera-se que estes alunos vivam experiências, que contribuam para os seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.

material didactico - méxico

Educação primária 

O ensino primário corresponde à duração de seis anos. Esta compreende três tipos de serviços: geral, indigena, e cursos comunitários. Qualquer que seja o tipo de ramo escollhido, é de grande importância e fundamental para se entrar no ensino secundário.

 De acordo com as atribuições conforme a lei, estabeleceu-se planos e programas de estudo para a educação primária, sendo de carácter nacional e geral em todos os estabelecimentos de ensino, tanto publicos como privados.

É de evidênciar, que nas escolas rurais, no entanto, nem todos os estabelecimentos de ensino dão esta extensão de ensino.

No caso particular das crianças indigenas de certas regiões, existe uma escola muito particular, pois funciona como regime de internato ou de semi-internato.

O plano de estudos da educação primária, preve um calendário com duzentas horas de trabalho, com quatro horas na parte da manhã. Os temas tratados no primeiro e segundo ano são: o espanhol, as matemáticas,o conhecimento do meio, (nomeadamente o trabalho integrado das ciências naturais, história, geografia e educação civica); a educação artistica e educação fisica. Do terceiro ao sexto ano são ensinadas o espanhol, as ciências naturais, matemáticas, história, geografia, educação civica, educação artistica e educação fisica.

A prioridade central no ensino primário encontra-se na escrita, na leitura e na expressão oral.

dentro da sala de aula

Educação Secundária

O ensino secundário tem a duração de três anos. Espera-se que todos os estabelecimentos de  ensino exijam o certificado de seis anos de estudos primários: escolas secundárias, normais, cursos agrícolas e técnico-industriais.       

A formação secundária geral dura os cinco anos, com um ciclo inicial de três anos. Nos do tipo clássico, o segundo cilco é bifurcado admitindo especialização no ramo das humanidades ou no das ciências. No mesmo plano encontra-se o ensino normal, com três anos de estudos e o dos colégios militar e naval.

Existem um grande número de escolas para o ensino técnico, sendo muitas delas especializadas num só ramo. Após o primeiro ciclo em qualquer uma destas escolas, o aluno ganha um certificado que lhe proporciona numerosas profissões.

No segundo ciclo, com dois anos complementares, o aluno adquire um diploma profissional. Este habilita-os a prosseguirem estudos no Instituto Politécnico Nacional, sendo os estudos considerados com de nivel superior.

A maior parte dos alunos dos cursos profissionais, sobretudo nas regiões rurais, recebe formção agrícola elementar, cultivando granjas de propriedade do Estado (parcelas escolares).

alunos

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

Lourenço, (2004). Educação Comparada. 3º edição.

 

Estructura y Organización del Sistema Educativo

 

 

 

Word Data on Education. 6th edition, 2006/07

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: