História

BT_OM_026_0049_jpg

 

O começo da história do México, reside nos seus valores e crenças, transmitidos pelas culturas iniciais, nomeadamento com o peridoso que se iniciou com o período pré-agrícola, fase caçadora / recolectora dos nómadas aborígenes e aparece associada a uma cerâmica tosca e primitiva para o armazenamento dos alimentos.

À medida que estas civilizações iam tomando rumo, outras iam surgindo, como as mesoamericanas, como a Mixteca, o zapoteca, o Olmecas, o Toltec, em todo o território.

civilizacao-maia26

Mais tarde foram emergindo novas civilizações, que deram inicio ás práticas militares.

Os primeiros Europeus a pisar o solo mexicano foram os sobreviventes de um naufrágio ocorrido em 1512.

Em 1535, o México tornou-se o vice reino da Nova Espanha, depois de Hernán Cortés ter travado um combate com os Maias e ter utilizado várias expedições para conquistar o resto do país.

 No sec. XVIII teve lugar mais uma vaga colonizadora de várias cidades do país. A igreja realizou uma importante tarefa evangelizadora, educadora e de beneficência.

Quando Cortés chegou ao México, o país contava com uma população estimada de 25 milhões em 1532.

 A última fase da história do México é a sua independência. As primeiras lutas de libertação com M. Hidalgo (1810-1811) não tiveram sucesso; só em 1822 os Espanhóis foram vencidos e o México veio a tornar-se independente, sendo a A . Iturbide proclamado imperador, com o nome de Agostinho I. Divergências internas levaram à demissão do imperador (1823) e à proclamação da república (1824).

Com o auxílio dos Estados Unidos, o Texas desligou-se do México em 1836 e na guerra com os EUA (1846-1848) o México perdeu todas as províncias do Norte. As reformas do presidente B.Juárez García levaram a uma guerra civil (1858-1861), que arruinou a economia do país.

 

mexico

 

Nesta altura o México suspendera os pagamentos das dívidas externas, o que levou a França a intervir . Napoleão III impôs o arquiduque Maximiliano da Áustria como imperador do México, que, após a retirada das tropas francesas, foi vencido pelo anterior presidente Juárez e fuzilado em 1867. De 1877 a 1911( com algumas interrupções) foi presidente do México Porfírio Diaz, que organizou um exército permanente, estabeleceu a ordem e conseguiu um considerável desenvolvimento económico. A sua queda (1911) iniciou a época da revolução mexicana (1911-1920), durante a qual muitos agrupamentos políticos e outros com ideias de reformas sociais lutaram pelo poder. O rumo socialista impôs-se e organizou-se finalmente no Partido Revolucionário Institucional (PRI), que estabilizou politicamente o México e assegurou o crescimento económico.

  Na transição para a actualidade, é importante mencionar que os efeitos do mundo, especialmente na América Latina durante o século XX, na sequência dos acontecimentos do século XIX (descolonização, o processo de independência, etc.) tiveram um impacto importante sobre a política, vida social e cultural do México. 

 

Fonte: Moderna Enciclopedia Universal, círculo de Leitores, 13 volume

             

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: